[portfólio] A eterna inimiga feminina: celulite, causas e tratamentos

Trabalho para o Tex.Do
21 de fevereiro de 2013

Post para blog com o tema: Saúde e bem-estar / Celulite – o que é, quais as causas e os principais tratamentos.

Carboxiterapia_fonte_Lounge.jor.br

A eterna inimiga feminina: celulite, causas e tratamentos

Inimiga número um da maioria das mulheres, a celulite não ganhou esse posto à toa: ela atinge desde as mais magrinhas (as modelos de passarela também têm) até as mulheres acima do peso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite é causada por alterações na pele e na gordura das áreas afetadas. Na linguagem popular, o aspecto da pele se assemelha a uma “casca de laranja”, fica levemente ondulada e com alguns furinhos aparentes, dependendo do nível da celulite (há 4 níveis de intensidade). E ainda há outra notícia ruim: ela tende a piorar com o passar da idade, já que é agravada por gorduras localizadas ou pela flacidez.

A mulher é mais propensa à celulite justamente por causa da sua constituição corporal, com mais acúmulo de gordura e retenção de líquido. A quantidade  normal de tecido gorduroso no corpo é 20% do peso total. Acima disso, começam a ocorrer essas alterações.

Numa pesquisa realizada em 2010, a SBD confirmou que a celulite é o 2º problema de pele que mais afeta as mulheres (62,4%), só perdendo para a estria. E apesar dos diversos tratamentos existentes hoje em dia, as estatísticas são fulminantes: 99% das mulheres têm celulite ou terão algum dia. Ou seja, você não está sozinha nesse barco!

Há alguns fatores de risco importantes que você deve saber:

–       predisposição genética

–       excesso de sal

–       sedentarismo

–       alterações hormonais

–       flacidez

–       gordura localizada

–       má circulação

E também é importante desvendar um mito: o açúcar não causa celulite!

Tratar ou disfarçar

A drenagem linfática, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos podem combater ou até evitar o surgimento da celulite. Entre os principais tratamentos que melhoram o aspecto da pele estão: a massagem modeladora, endermologia, radiofrequência, mesoterapia, sessões de laser, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos, gesso liporredutor, velashape e subcisão. É importante consultar um especialista para detectar o seu tipo de celulite e aí sim escolher o melhor tratamento.

Se a sua intenção é disfarçar os furinhos já existentes, pode contar com alguns procedimentos estéticos, cremes e até mesmo maquiagem. Os sprays tonalizantes são uma ótima opção, já que deixam a pele mais bronzeada e uniformizada. Há também o bálsamo corporal cintilante (que rebate a luz e disfarça a celulite) e a meia-calça líquida que é à prova d´água e dura mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s