[portfólio] Dicas simples para o sucesso da sua loja virtual nas redes sociais

Trabalho para Naluvara
18 de janeiro de 2013

Post para blog com o tema: Como promover sua loja virtual usando as redes sociais

socialmedia

Dicas simples para o sucesso da sua loja virtual nas redes sociais

A conta é muito simples e não é segredo para ninguém: o sucesso de uma loja virtual depende invariavelmente da boa e velha divulgação. Se for uma divulgação seguida de qualificação, melhor ainda. Isso porque o público brasileiro que está cada vez disposto a comprar pela internet substitui o contato físico com o produto pela opinião que ele recebe de quem já comprou.

O comércio eletrônico no Brasil vai de vento em poupa e deve crescer 25% no país em 2013, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões, segundo dados da e-bit, empresa especializada em estatísticas do setor. Por isso, a palavra-chave é “divulgar”. E qual é o lugar comum e mais democrático do meio virtual? As redes sociais. 

Mas não há fórmula mágica e, sim, um trabalho cartesiano que resulta em números de sucesso. Se você quer promover sua loja virtual nas redes sociais, acompanhe a seguir esse passo-a-passo simples e que pode te dar bons resultados:

1-    Planejamento: antes de criar um perfil em qualquer rede social, você deve pensar no objetivo dele. Você vai divulgar seus produtos e preços? Vai produzir posts com conteúdo especializado sobre seu segmento? Vai apenas criar e manter um relacionamento com seus clientes? Essa definição inicial é importante para guiar suas futuras publicações

2-    Modelo editorial: todo perfil corporativo deve definir um padrão de publicação de acordo com o público alvo. Isso facilita a identificação entre  produto e cliente e promove maior interação. Trocando em miúdos: sua página pode ter uma linguagem mais informal, divertida, se esse for o foco do seu produto, ou vice-versa

3-    Periodicidade e compromisso: de nada adianta criar um perfil se ele não for atualizado frequentemente. O ideal é que uma pessoa concentre esse trabalho de atualização diária das redes sociais, além de se responsabilizar em responder os clientes num prazo curto (costuma ser em até 24 horas) e rastrear todas as postagens pertinentes ao seu produto que possam ser divulgadas pelos usuários.

4-    Mudança de patamares: acostume-se com uma nova relação entre sua empresa, os clientes e os colaboradores. A entrada nas redes sociais faz que o cliente passe a ser um parceiro e divulgador da sua marca a partir de suas experiências pessoais. Por isso, dedicação total a ele! Essa é a oportunidade perfeita para você ouvi-lo e atender seus desejos.

Além dessas dicas, sempre é bom lembrar que a transparência é a alma do negócio. Seja sincero com seu cliente. As redes sociais são um arcabouço de informações que circulam diariamente e você certamente irá se contradizer caso alguma aresta não esteja afinada. E isso vale tanto para e-commerces iniciantes quanto para os mais experientes.

Quem não se lembra do caso das lojas Marisa? Apesar de ter predomínio em lojas físicas, a marca passou a investir também no comércio eletrônico e criou perfis nas redes sociais para estreitar a relação com os clientes. Depois de lançar uma propaganda da TV no final de 2012 que não foi bem recebida pelo público feminino, as reclamações passaram a assolar a página da Marisa na internet. Depois de se desculpar oficialmente pelas redes sociais, a marca teve a infeliz ideia de criar um perfil fake que passou a interagir com as clientes na página, mas desta vez defendendo a empresa. Não demorou muito para que as usuárias descobrissem a manobra, o que piorou ainda mais a situação da loja.

Para você se inspirar, separamos alguns cases de sucesso de lojas virtuais nas redes sociais:

–       Magazine Luiza,

–       Best Buy,

–       Quem disse Berenice,

–       Dafiti

É só conferir e mãos à obra!

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